sexta-feira, 6 de abril de 2012

Relato de aula

CURSO: Pós – graduação em educação musical

DISCIPLINA: Didática

PROFESSOR: Enny Parejo

ALUNO: Jaciel José da Silva

DATA DA AULA: 02/04/2012



ATIVIDADES REALIZADAS:

• Relaxamento corporal e mental com música de fundo.


Discussão; Ambiente/Espaço.

• Perspectiva filosófica do professor, cosmovisão.
• Concepção sobre; Filosofia.
• Trabalhar em cima da concepção filosófica de cada ambiente de trabalho.
• Paradigmas: Conjunto de ideias que a instituição ou eu tenho.
• Como organizar tudo?
• Somos regidos por paradigmas o tempo todo.
• A existência de muitos conflitos indica mudanças do paradigma social.

Determinantes.

• Perspectiva do sujeito vem mudar todo o conceito
• Perceber onde e com quem estamos.
• Trabalhar de acordo ou transformar.
• Que importância tem pra mim o que eu faço?
• Projeto politico pedagógico.
• O acolhimento institucional geralmente é muito falho.

Paradigmas sociais e suas determinantes.

• Procurar na área, sempre a sua zona de conforto, aquilo que faço melhor.
• Perceber o que acontece com relação a mim e minha matéria.

Finalidade da educação musical.

• Qual o objeto da educação musical?
• Que tipo de ser humano formar.

Objetivos gerais.
• Caráter amplo e impreciso.
• Enunciado geral sobre as intenções educativas.
• Qual a finalidade da educação musical?
• Para que ensinar musica no contexto onde atua?
• Para mim, o que é educar musicalmente.

• Hans-Joachim Koellreutter (Freiburg 2 de Setembro de 1915 – São Paulo, 13 de Setembro de 2005.), Foi um compositor, professor e musicólogo alemão, mudou-se para o Brasil em 1937 e tornou-se um dos nomes mais influentes na vida musical do país.

1. Não acredite em nada que você lê.
2. Não acredite em nada que o professor fale.
3. Não acredite em nada que você pensa.
(Koellreutter)

• Desenvolver conceitos básicos para a formação humana.

• Objetivos operacionais, (enunciado preciso sobre as intensões educacionais)

• Conteúdo, ( a fim de concretizar minhas intensões educacionais, o que deve ser ensinado?, que conteúdo devo selecionar para a minha pratica?)

• A escuta é fundamental.

• Para ser; conteúdo, estratégia, processo, objetivo etc. depende do foco.

Conteúdos

• Fontes do currículo (conteúdo da disciplina/análise epistemológica), (Desenvolvimento da criança/análise psicológica), (Diferencial pedagógico do professor/autoanalise), (A cultura/analise sócio antropológica), (A prática pedagógica/analise pedagógica).

• Exercitar a arte do diálogo

• Princípios/esfera teórico.

• Procedimentos/esfera técnico – metodológica

• Procedimentos didáticos/operacionalização do método.

• Como ensino? Como organizo os conteúdos de minha prática de ensino? Como estruturo as atividades de ensino? Como estruturo as atividades de ensino aprendizagem?

• Não podemos começar o processo sem pensar!

COMENTÁRIO PESSOAL REFLEXIVO:
Esta aula em especial me ajudou a refletir sobre a minha prática de ensino, a maneira com que eu me coloco diante da comunidade, com relação as diversidades socioculturais, trazendo para uma realidade do momento: O que ensinar? Por que ensinar? E pra que ensinar? Penso que são perguntas importantes que vão fazer a diferença na hora de elaborar atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário