domingo, 1 de abril de 2012

O incerto lugar da psicologia na educação

Pós-graduação em educação musical
Psicologia da educação
Profª Rut Rodrigues Ladeira
Jaciel José da Silva


O INCERTO LUGAR DA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO
Julio Groppa Aquino
(IN: AQUINO, J. G. Diálogos com educadores. SP: Moderna, 2002, p. 111 – 125)

• Subdividirei a ideia de psicologia na educação em dois eixos. Seu ensino na formação do educador, depois as práticas escolares por ela ensinadas.
• Nunca vi a psicologia ser convocada no universo escolar para explicar o sucesso pedagógico.
• Os educadores demandam excessivamente auxilio e suporte discursivos de outros campos teóricos.
• Há duas frentes discursivas que fazem verão entre os educadores: o discurso sociológico e o psicológico.
• Temos de nos aproximar do olhar dos artistas para compreender a complexa mecânica do cotidiano escolar, e nos afastar cada vez mais do olhar reducionista dos psicólogos e sociólogos.
• A própria ideia de desenvolvimento psicológico tem um forte apelo entre os educadores e, paradoxalmente, efeitos extremamente duvidosos do ponto de vista pedagógico.
• Uma apropriação desmedida acaba naturalizando uma compreensão equivocada: a de que uma parcela do alunado é imprópria e incapaz ao trabalho escolar.

• Óbvio, já que essa população não se enquadra nessa padronização pedagógica que ninguém sabe quem inventou.
• Há um impressionante bolsão escolar de encaminhamentos para os consultórios e assemelhados. Uma mina de ouro.

• Existem psicologias.
• Como todo campo de conhecimento das humanidades, a psicologia é também um campo de dispersão.
• Pouca atenção para outras frentes teóricas que poderiam fornecer as bases para um outro tipo de olhar.
• Existe também a psicologia de grupo, cujos conceitos não são apropriados pela escola.
• Não vejo mais entre psicanalise e educação uma conversa produtiva.
• Por que a primazia das ciências e o desprezo pelas artes?
• É mais importante que ele tenha noções de filosofia ou teatro, por exemplo, do que de psicologia.
• Há temas da psicologia que poderiam ser curiosos ou interessantes, como as questões dos valores em determinados agrupamentos humanos, ou outros temas da psicologia social como o estereótipo, o preconceito etc.
• Não sei se eu reservaria um espaço especifico para a psicologia no ensino médio.
• Já vivemos numa sociedade extremamente psicologizada.
• Sociedade psicologizada é aquela que organiza seu cotidiano com base na ordem psi, na ordem evolutiva.
• Nunca vi a psicologia ser convocada a explicar o sucesso escolar. Este é sempre pedagógico.
• A gênese dos impasses escolares quase sempre é pensada como algo exterior ás coordenadas escolares.
• Tenho proposto, ultimamente, pensar o trabalho pedagógico de uma maneira cada vez mais minimalista.
• Só podemos ter êxito como profissionais se roermos os ossos do nosso oficio até o fim, até o tutano.
• Para mim a sala de aula não é problema, mas solução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário